Papo Maravilha – Empreendedorismo

Empreender é a arte de encantar clientes e fidelizar sua marca

  Com a pandemia, o comércio varejista sofreu demais, mas com a nova  situação mundial de saúde, precisamos nos adaptar e reinventar a forma de atendimento ao cliente. As dificuldades em manter o CNPJ ativo, fez o empreendedor “rebolar”, e criar estratégias inimagináveis em tão curto prazo.

 Para nos contar um pouco sobre estas estratégias, e também sobre sua trajetória empreendedora, conversamos com ANA CLAÚDIA CARVALHO, publicitária, MBA em gestão empresarial e proprietária da farmácia de manipulação ART ERVAS na cidade de São João da Boa Vista – SP.

  ANA CLAÚDIA também foi a única mulher a presidir a Associação Comercial e empresarial da cidade em mais de 120 anos de história.

Ana Cláudia Carvalho - primeira mulher a presidir a Associação Comercial e empresarial na cidade de São João da Boa Vista - SP

  A visão da empreendedora é clara:

– Precisamos prestar atenção aos clientes “multi-telas”!

Hoje, nossos clientes estão em todos os lugares, seja na loja física, na loja virtual, nas redes sociais ou Whatsapp, indagou Ana Cláudia.

  Ela (Ana Cláudia), assim como nós, presentes na entrevista que você acompanha a seguir, chegamos a conclusão que a chave de sucesso para um negócio dar certo, é relacionamento e experiências. Quando o cliente tem uma experiência positiva com seu negócio, a chance de fidelização da marca se torna maior, mas quando ele tem uma experiência negativa, a famosa propaganda “boca a boca”, que agora não tem fronteiras quando passa para o virtual, definirá o futuro do seu negócio.

  Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, a pandemia causada pelo Coronavírus, mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. 

Fonte: sebrae.com.br

 

  Muitas empresas antes da pandemia estavam se preparando para trabalhar mais fortemente o virtual da marca, principalmente no quesito atendimento ao cliente final, mas com a chegada do vírus, o que esperávamos em anos, fomos obrigados a fazer em meses, no intuito de manter nossos negócios, e com a ART ERVAS não foi diferente.

  A empresa que possui seu ecommerce em www.artervas.com.br, e um atendimento ativo no whatsapp, precisou aumentar o número de funcionários que se dedicam exclusivamente a este tipo de atendimento, usando um software específico, e mesmo assim, Ana Cláudia sente que precisa encontrar formas de agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera, aumentando a satisfação deste cliente.

  Na Farmácia de Manipulação ART ERVAS, entendeu-se que a necessidade de um atendimento humanizado e ágil, se faz necessário, pois as formulações são únicas para cada cliente, e com o “plus” de ser um segmento de saúde.

  A empreendedora junto com sua família, pois se trata de uma empresa familiar, onde cada membro exerce sua função com maestria, está a cada dia buscando a excelência e qualidade no atendimento dos seus clientes. 

 

Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior - esposo / Gabriela Santos Domingues - filha Farmacêuticos na Fármacia de manipulação Art Ervas
Ana Cláudia Carvalho e os netos João Pedro e Joaquim
Camila Carvalho Bagnoli com Antônio e José Henrique - filha e netos de Ana Cláudia
Equipe de colaboradores da Fármacia de manipulação Art Ervas

Segundo Ana Cláudia, quando entendemos que:

– PESSOAS PRECISAM SER CUIDADAS!

  A chance do seu negócio prosperar são maiores, e ainda, segunda ela:

– Dinheiro é consequência de um negócio bem executado, então promova experiências únicas aos seus clientes!

  O “conselho de ouro” que finalizou nosso papo, foi o seguinte:

– Se você conseguir compra na sua cidade, seja de maneira presencial ou online, compre de um vendedor local!

  Assim o dinheiro circula no munícipio e gera benfeitorias municipais, seja na cultura, no turismo, além de aumentar a taxa de empregos na cidade.

  As pessoas com o distanciamento social que a pandemia causou, estão carentes em diversos sentidos, e o empresário que conseguir agregar “carinho” ao atendimento, terá mais chances de se manter no mercado.

Super beijo,

Patrícia Helena.

Agradecimento especial – Ana Cláudia Carvalho

Apresentação e conteúdo – Patrícia Helena

Convidados  – Jéssica Dearo e Adriano Delehan

Design, gravação e edição – Carlinhos Reis

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Patrícia

Patrícia

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

The access_token provided is invalid.